Branding checklist: 4 pilares na construção de uma marca

Branding checklist: 4 pilares na construção de uma marca

Apr 2, 2025

Branding checklist: 4 pilares na construção de uma marca

Criar uma marca vai muito além de ter um nome e um logo. É um processo estratégico que exige planejamento, identidade bem definida e uma abordagem eficiente. Pensando nisso, reunimos um Branding Checklist com 4 pilares importantes para guiar sua marca rumo ao sucesso.

Branding checklist: orientação e eficiência

Sabemos que construir uma marca memorável demanda estratégia e consistência. Por isso, aplicamos esse guia em nosso trabalho com clientes e acreditamos que ele é fundamental para uma identidade forte e duradoura. Seguem tópicos de nosso branding checklist:

  1. Estratégia da marca;

  2. Posicionamento;

  3. Identidade;

  4. Plano de ação.

Com esses elementos postos à mesa, podemos destrinchá-los.

Estratégia de marca

Antes de qualquer ação prática, a marca precisa ter uma base sólida. Isso significa responder a perguntas-chave que irão guiar todas as decisões futuras.

Na Artesania Marketing trabalhamos com um checklist que passa por:

  • Propósito: por que sua marca existe? Aqui é o momento de avaliar o propósito que vai além do lucro em si, o “norte verdadeiro” que servirá como guia para alcançar resultados;

  • Missão: ter uma missão definida é importante para se chegar ao resultado, especialmente no que tange à construção de reputação;


  • Visão: neste momento é importante questionar qual futuro será criado para o negócio e como ele deve ser visto pelo seu público-alvo idealmente;

  • Valores: definir os princípios inegociáveis que guiam a empresa e influenciam seu relacionamento com o cliente e com os próprios colaboradores;


  • Público-alvo: outro ponto relevante em um branding checklist é identificar as personas, suas dores e quais são seus diferenciais para alcançá-lo e fidelizá-lo. 

Posicionamento 

Após esse trabalho interno, consolidar um posicionamento estratégico vai aumentar sua assertividade e presença no mercado. 

Nós, da Artesania Marketing, auxiliamos nossos clientes nessa fase ao avaliar pontos como:

  • Propósito de posicionamento: qual espaço a marca ocupa ou deve ocupar no imaginário dos consumidores e como ela se diferencia no mercado;

  • Missão no mercado: o que se busca resolver com o que entregue aos seus clientes;


  • Competitividade: como a atividade realizada pelo negócio transforma ou pode transformar o setor e gerar mercado;


  • Análise de concorrência: quais são os concorrentes diretos e indiretos, os cases de sucesso e os gaps de mercado;


  • Jornada: storytelling que possibilite os gatilhos-mentais necessários para a fidelização do público-alvo.

Identidade

Com estratégia e posicionamento definidos, chega o momento de criar a identidade visual e o tom de voz da marca, ou seja, traduzir os valores do negócio em elementos tangíveis e memoráveis.

Na Artesania Marketing, nosso checklist na construção ou reforço da identidade visual passa por:

  • Nome: qual o nome da marca, produto e serviço? A escolha transmite os valores do negócio e é memorável? Avaliar isso é fundamental;

  • Design do logo: essa escolha deve representar os valores da marca e ser de fácil identificação. Junto disso, é importante considerar sua aplicação em diferentes situações;


  • Fontes e paletas: ambas devem ser guiadas pela identidade visual que está sendo criada, afinal, contribuirão para tornar a marca mais marcante;

  • Tom de Voz: neste momento é importante entender qual tom será adotado em sua comunicação com o público-alvo, o que deve passar pelo poder de convencimento e fidelização baseados em personalização e clareza.

Plano de Ação

Para que uma marca construa uma presença forte e gere reputação, é essencial definir com clareza como ela irá se conectar com o público e mapear todos os seus pontos de contato. Isso inclui canais de comunicação e estratégias que promovem conexão e entregam valor — de dentro para fora.

Na Artesania Marketing, acreditamos que o marketing começa pela cultura interna e se fortalece a cada interação. Por isso, atuamos com nossos clientes em diferentes frentes:

  • Redes sociais – O marketing digital é uma ferramenta essencial na construção de uma marca sólida. Para isso, é importante que ele esteja alinhado aos pilares estratégicos da marca, respeitando as particularidades de cada plataforma e criando consistência em todos os formatos.


  • Eventos e ações de endomarketing – O branding também se fortalece internamente. Engajar colaboradores com experiências significativas, que traduzem os valores da marca, é fundamental para garantir autenticidade e coerência em todas as entregas externas.


  • Estratégia de CRM – Ter uma estrutura eficiente para captar leads (via site, e-book, curso gratuito, newsletter ou outros materiais ricos) permite manter um relacionamento contínuo com seu público. Lembre-se: esses materiais devem refletir fielmente a identidade visual da marca.

Branding checklist: conclusão

O branding checklist é importante na construção de uma marca sólida que entrega valor ao seu cliente. Contudo, alcançar este objetivo é complexo, por isso, torna-se fundamental a participação de especialistas que conseguem te guiar nesta jornada. Quer posicionar sua marca de forma estratégica e alcançar resultados reais? Conte com a Artesania Marketing!

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A Artesania Marketing nasce com a missão de ser um agente de transformação, oferecendo soluções de marketing as a service e ideias personalizadas por meio do inovador modelo 'CMO as a Service', para impulsionar negócios e marcas com estratégias únicas.

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A Artesania Marketing chega ao mercado com o objetivo de ser um agente de transformação nas empresas do ecossistema do mercado financeiro através de ideias customizadas com o serviço de “CMO as a Service”.