Apr 2, 2025
Branding checklist: 4 pilares na construção de uma marca
Criar uma marca vai muito além de ter um nome e um logo. É um processo estratégico que exige planejamento, identidade bem definida e uma abordagem eficiente. Pensando nisso, reunimos um Branding Checklist com 4 pilares importantes para guiar sua marca rumo ao sucesso.
Branding checklist: orientação e eficiência
Sabemos que construir uma marca memorável demanda estratégia e consistência. Por isso, aplicamos esse guia em nosso trabalho com clientes e acreditamos que ele é fundamental para uma identidade forte e duradoura. Seguem tópicos de nosso branding checklist:
Estratégia da marca;
Posicionamento;
Identidade;
Plano de ação.
Com esses elementos postos à mesa, podemos destrinchá-los.
Estratégia de marca
Antes de qualquer ação prática, a marca precisa ter uma base sólida. Isso significa responder a perguntas-chave que irão guiar todas as decisões futuras.
Na Artesania Marketing trabalhamos com um checklist que passa por:
Propósito: por que sua marca existe? Aqui é o momento de avaliar o propósito que vai além do lucro em si, o “norte verdadeiro” que servirá como guia para alcançar resultados;
Missão: ter uma missão definida é importante para se chegar ao resultado, especialmente no que tange à construção de reputação;
Visão: neste momento é importante questionar qual futuro será criado para o negócio e como ele deve ser visto pelo seu público-alvo idealmente;
Valores: definir os princípios inegociáveis que guiam a empresa e influenciam seu relacionamento com o cliente e com os próprios colaboradores;
Público-alvo: outro ponto relevante em um branding checklist é identificar as personas, suas dores e quais são seus diferenciais para alcançá-lo e fidelizá-lo.
Posicionamento
Após esse trabalho interno, consolidar um posicionamento estratégico vai aumentar sua assertividade e presença no mercado.
Nós, da Artesania Marketing, auxiliamos nossos clientes nessa fase ao avaliar pontos como:
Propósito de posicionamento: qual espaço a marca ocupa ou deve ocupar no imaginário dos consumidores e como ela se diferencia no mercado;
Missão no mercado: o que se busca resolver com o que entregue aos seus clientes;
Competitividade: como a atividade realizada pelo negócio transforma ou pode transformar o setor e gerar mercado;
Análise de concorrência: quais são os concorrentes diretos e indiretos, os cases de sucesso e os gaps de mercado;
Jornada: storytelling que possibilite os gatilhos-mentais necessários para a fidelização do público-alvo.
Identidade
Com estratégia e posicionamento definidos, chega o momento de criar a identidade visual e o tom de voz da marca, ou seja, traduzir os valores do negócio em elementos tangíveis e memoráveis.
Na Artesania Marketing, nosso checklist na construção ou reforço da identidade visual passa por:
Nome: qual o nome da marca, produto e serviço? A escolha transmite os valores do negócio e é memorável? Avaliar isso é fundamental;
Design do logo: essa escolha deve representar os valores da marca e ser de fácil identificação. Junto disso, é importante considerar sua aplicação em diferentes situações;
Fontes e paletas: ambas devem ser guiadas pela identidade visual que está sendo criada, afinal, contribuirão para tornar a marca mais marcante;
Tom de Voz: neste momento é importante entender qual tom será adotado em sua comunicação com o público-alvo, o que deve passar pelo poder de convencimento e fidelização baseados em personalização e clareza.
Plano de Ação
Para que uma marca construa uma presença forte e gere reputação, é essencial definir com clareza como ela irá se conectar com o público e mapear todos os seus pontos de contato. Isso inclui canais de comunicação e estratégias que promovem conexão e entregam valor — de dentro para fora.
Na Artesania Marketing, acreditamos que o marketing começa pela cultura interna e se fortalece a cada interação. Por isso, atuamos com nossos clientes em diferentes frentes:
Redes sociais – O marketing digital é uma ferramenta essencial na construção de uma marca sólida. Para isso, é importante que ele esteja alinhado aos pilares estratégicos da marca, respeitando as particularidades de cada plataforma e criando consistência em todos os formatos.
Eventos e ações de endomarketing – O branding também se fortalece internamente. Engajar colaboradores com experiências significativas, que traduzem os valores da marca, é fundamental para garantir autenticidade e coerência em todas as entregas externas.
Estratégia de CRM – Ter uma estrutura eficiente para captar leads (via site, e-book, curso gratuito, newsletter ou outros materiais ricos) permite manter um relacionamento contínuo com seu público. Lembre-se: esses materiais devem refletir fielmente a identidade visual da marca.
Branding checklist: conclusão
O branding checklist é importante na construção de uma marca sólida que entrega valor ao seu cliente. Contudo, alcançar este objetivo é complexo, por isso, torna-se fundamental a participação de especialistas que conseguem te guiar nesta jornada. Quer posicionar sua marca de forma estratégica e alcançar resultados reais? Conte com a Artesania Marketing!