Feb 4, 2025
Com o avanço digital, as empresas passaram a avaliar o marketing de outra forma, sendo que atividade deixou o papel de suporte e se tornou fundamental. Neste cenário, o próprio segmento se reinventou, daí surge o conceito de CMO as a Service.
Sim, o CMO as a Service é fruto da evolução do marketing e da comunicação, que têm se adequado às novas necessidades das empresas. Assim, é importante entender a ideia por trás desta modalidade.
O que é o CMO as a Service?
Em suma, O CMO as a Service é um modelo de terceirização do papel de Chief Marketing Officer para empresas, isto é, a contratação de uma liderança de marketing part time para atuar diretamente na empresa, sem existir a necessidade de ter uma equipe de marketing para isso.
Em um contexto em que o marketing se torna uma ferramenta requisitada na busca pela fidelização do cliente, uma solução rápida e eficaz se torna ainda mais valiosa. Especialmente porque existem empresas que continuam no processo de implementar o serviço em suas estruturas.
A prática de terceirizar funções de relevância, inclusive, tem ganhado corpo no mercado. De acordo com um estudo da Forrester Research, empresas que adotam o modelo fractional — do qual o CMO as a Service faz parte — conseguem aumentar sua receita anual em até 20%. Mais um argumento útil para entender como funciona a prática.
Como funciona o CMOaaS?
Diferente do que ocorre com agências de comunicação, a modalidade do CMO as a Service é baseada na integração completa do serviço dentro da empresa, não à toa é comum que a equipe de marketing terceirizada tenha contato direto com os diretores.
Neste sentido, pode haver variação no trabalho do dia a dia. Por exemplo, no caso da Artesania Marketing, é possível segmentar as atividades de três formas:
Diagnóstico
Estratégia
Execução
Diagnóstico
O 1° passo é avaliar as necessidades da empresa, as boas práticas do setor e as possibilidades no horizonte. Assim, o diagnóstico é feito após uma imersão na realidade da marca, respeitando suas particularidades, necessidades e possibilidades que o marketing permite.
Estratégia
Após realizar o mapeamento, é possível criar uma estratégia que faça sentido para aquele negócio, isto é, elaborar quais caminhos e práticas adotar em busca de atingir os objetivos, independente da perspectiva.
Execução
Por fim, chegamos à fase de execução, onde colocamos em prática tudo o que foi planejado. Também é nesta fase que se faz o acompanhamento, entendendo o que está surtindo efeito e o que é passível de mudança, tudo isso em busca de uma solução adequada para as necessidades da empresa.
Quais os benefícios do CMO as a Service?
Existem diversas vantagens em contar com o CMOaaS. Entre elas, destacamos:
Expertise: possibilidade de contar com diretor de marketing e equipe capacitada da área de marketing, sem que exista a necessidade de contratações, que envolvem diversas burocracias;
Custos: a possibilidade de contratar um serviço personalizado e dedicado a uma demanda específica permite a redução de custos;
Personalização: além da visão externa, a modalidade ainda permite uma entrega sob medida, isto é, que atinja a necessidade e surta efeito imediato.
Por que adotar o modelo CMO as a Service?
Como vimos até aqui, o CMOaaS é uma alternativa que se adapta a diferentes contextos, gerando resultados para empresas de todos os portes e segmentos.
Não à toa, a Artesania Marketing faz questão de destacar que nossa entrega é feita sob medida. Dessa forma, reforçamos nosso compromisso com as singularidades de cada cliente e com o objetivo. Afinal, acreditamos que o CMO as a Service é uma modalidade transformadora.