Mar 6, 2025
Na era do digital, a comunicação no mercado financeiro deixou de se limitar a uma prática institucional e se tornou um conversor de resultados.
Para este cenário com um grande potencial a ser explorado, separamos algumas práticas ligadas à comunicação no mercado financeiro, especialmente no campo do digital, para que sua empresa se posicione de forma eficiente.
Comunicação no mercado financeiro em números
Na última década, a comunicação estratégica ganhou força nas empresas do mercado financeiro, como bancos, family offices, entidades, gestoras, entre outras instituições financeiras. O resultado disso pode ser visto no número de profissionais da área de comunicação que ocupam posições de liderança em negócios deste tipo.
Conforme levantamento realizado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), 55% dos bancos contam com profissionais de comunicação e marketing na posição de diretoria e vice-presidência, em 2024.
Além disso, 90% dos negócios do setor financeiro trabalham com marketing, sendo comum a prática de terceirizar o serviço para especialistas da área.
Este movimento é fruto da necessidade de se posicionar no mercado financeiro, sendo que a marca e suas lideranças devem ter um canal de comunicação com o público-alvo, afinal, isso gera valor nas relações.
Com esse contexto em vista, podemos trazer outros dados relevantes da pesquisa que apontam as tendências de como as instituições financeiras têm se comunicado com o público externo:
Mídias sociais: 85% das empresas avaliadas utilizam as redes, sendo que o LinkedIn (81%) e o Instagram (75%) aparecem como principais meios;
Feiras e eventos: 43% das empresas também utilizam esse meio para se comunicar com o público-alvo;
mídias e meios impressos: 33% das instituições financeiras utilizam propagandas nos meios tradicionais como forma de comunicação.
3 dicas que potencializam sua comunicação no mercado financeiro
A comunicação no mercado financeiro pode ser realizada de diversas formas. Contudo, existem práticas que podem gerar resultados. Nesse sentido, destacamos:
Personalização
Geração de Valor
Inovação
Personalização
Inicialmente, é importante entender seu público-alvo e as segmentações existentes dentro dele. Por meio dessa prática, é possível utilizar o marketing para ressignificar a relação do cliente com a marca.
Dessa forma, independentemente do formato, busque sempre criar conteúdos que entendam as necessidades do consumidor. Porém, faça isso respeitando singularidades. Afinal, parte do sucesso passa pela fidelização.
Geração de Valor
Não crie conteúdos apenas porque a concorrência está fazendo. Utilize sua expertise para transmitir conhecimentos que serão relevantes para quem acompanha sua comunicação. Dessa forma, busque sempre utilizar o marketing e a comunicação para gerar valor.
Inovação
Estar atento às principais tendências e novidades também é um aspecto relevante, afinal, para a prática ser efetiva, é necessário entender as principais estratégias e quais recursos podem fazer essa comunicação chegar ao público-alvo.
Como aplicar essa estratégia?
Seu desejo é realizar esses e outros usos da prática de se comunicar e fazer disso algo efetivo para sua marca? A Artesania Marketing tem know-how com empresas do setor e está habituada a criar estratégias ligadas à comunicação no mercado financeiro. Aproveite esses benefícios, consulte nossos especialistas.