LinkedIn: um mar aberto de oportunidades

LinkedIn: um mar aberto de oportunidades

Jan 21, 2025

Com mais de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo, sendo 75 milhões somente no Brasil, o LinkedIn se tornou uma potente ferramenta de conexão para marcas e profissionais.  

Não é à toa que o LinkedIn se destaca como a principal rede social profissional. A plataforma permite que profissionais de diferentes áreas e níveis hierárquicos se posicionem estrategicamente, construam autoridade e ampliem sua presença no mercado. Por meio de conexões relevantes, é possível impulsionar parcerias, abrir novas oportunidades e fortalecer sua marca profissional. Esse é o verdadeiro poder do LinkedIn!

Possibilidades abertas pelo LinkedIn

A rede social de networking mais popular do mundo se tornou essencial para quem deseja se posicionar no mercado, uma vez que possibilita o fortalecimento de autoridade das empresas e a construção da marca pessoal dos profissionais por meio de 4 pilares importantes. São eles:

  1. Networking qualificado.

  2. Aproximação de marcas e leads.

  3. Apresentação de cases de sucesso.

  4. Destaque profissional e posicionamento de mercado.

Os números relacionados à rede também chamam a atenção. Conforme dados do próprio LinkedIn, os seus usuários têm o seguinte perfil:

  • 16,2% dos usuários são ativos diariamente;

  • A maioria dos usuários possui entre 25 e 34 anos;

  • 49 milhões buscam emprego semanalmente;

  • 9 mil candidaturas por minuto, com 7 contratações por minuto;

  • 75% dos que mudaram de emprego utilizaram a rede. 

Além disso, uma pesquisa realizada pela The News, em 2023, apontou que o LinkedIn é a rede social que o brasileiro mais confia. Dessa forma, é um meio seguro para que marcas e profissionais se aproximem. 

Assim, atualmente quem não está atento à rede social, está perdendo oportunidades. 

O que é o LinkedIn de executivos? 

A rede social também se tornou o ponto de partida na geração de leads qualificados, isto é, o LinkedIn dos executivos das empresas passou a ser uma forma do profissional se aproximar do público-alvo. 

Atuando com um posicionamento estratégico na rede, o executivo pode compartilhar cases, insights, experiências e conteúdos que geram valor e aumentam a sua reputação e da marca que representa.

Inclusive, tal prática é conhecida como “Thought Leadership”, em que um profissional ou empresa se utiliza de sua autoridade em determinado setor para fortalecer a própria reputação de forma eficiente. 

A estratégia também é benéfica internamente. Conforme uma Pesquisa da Brunswick, 82% dos funcionários tendem a confiar mais em um CEO com suas redes sociais ativas, pois a equipe tende a se sentir mais conectada com um líder que se comunica abertamente. 

Números 

Contudo, mesmo sendo algo que gera valor, os C-levels brasileiros, em geral, continuam fora do LinkedIn. Um artigo da FGV, publicado no ano passado, apontou que quase metade dos executivos nestas posições não usam a rede social. 

Grande parte dos C-levels justificam a ausência e pouca atuação nas redes por terem um perfil mais reservado ou pela falta de tempo para se dedicar à produção de conteúdo. No entanto, vale reforçar que no mercado atual, estar fora da plataforma representa perder oportunidades valiosas. 

Como destacado anteriormente, o LinkedIn é uma ferramenta poderosa para aumentar a reputação, gerar leads e se conectar com o mercado de maneira estratégica. Estar presente e ativo na plataforma é mais do que uma escolha; é um diferencial competitivo.

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