Jan 8, 2025
A ADVB/Fipe divulgou recentemente o estudo “Sondagem de Confiança e Expectativa dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil”, no qual aponta as tendências do mercado de marketing para este ano.
Conforme o estudo, 53,8% esperam poder aumentar sua verba de marketing durante 2025. O estudo ainda aponta para um cenário em que 73,8% confiam no aumento do faturamento de suas empresas no próximo ciclo. Nesse contexto de otimismo tímido, é relevante compreender quais as tendências para área neste ano que começou.
Tendências no mercado de marketing
É comum que no início do ano você se sente para traçar metas. No caso das empresas, isso também é feito.
Esse é o momento em que negócios buscam avaliar seus aprendizados e erros do ano que se foi, encontrar soluções, projetar e - também - identificar as tendências de mercado. Justamente neste balaio que se encontra o marketing.
Assim, para te ajudar no processo, separamos quatro tendências no mkt que prometem movimentar com 2025! No caso, são elas:
Inovação no marketing
Sustentabilidade
Relação com público-alvo
Formato do conteúdo
Inovações no marketing
A inteligência artificial, em especial a generativa, é a grande pauta da área de inovação independente do segmento. A aceitação está entre os seus segredos.
Atualmente, cerca de 68% dos consumidores brasileiros e 87% dos profissionais de Marketing da América Latina colocam a IA generativa como algo positivo, segundo o “Blueprint for Brand Growth”, estudo produzido pela Kantar.
Contudo, o uso da tecnologia, ao menos até o final de 2024, não era bem aceito no mercado publicitário. O mesmo estudo apontou que 31% dos brasileiros não gostam de identificar um anúncio gerado por IA, valor alto quando comparamos com 68% dos profissionais do setor não se incomodando com esse tipo de marketing.
Dessa forma, é de se esperar um movimento para reverter tal cenário durante 2025.
Paralelo à inteligência artificial, podemos destacar ainda a Internet das Coisas (IoT), que possibilita a entrega de conteúdos personalizados, e a realidade virtual, entre as inovações do mkt que devem crescer neste ano.
Sustentabilidade
Oferecer produto e serviço não é mais o bastante para as empresas que desejam ser competitivas.
O estudo da Kantar indicou que 87% dos brasileiros querem viver um estilo de vida mais sustentável. Deste montante, mais de 56% assumiram que não consomem mais produtos e serviços de empresas que não têm políticas sustentáveis claras.
Dessa forma, está nas tendências do marketing para este ano, criar materiais que não apresentem apenas o que é oferecido, mas também reforcem as práticas sustentáveis da marca em questão.
Relação com público-alvo
86% dos participantes dos grupos pertencentes às chamadas minorias (pessoas pretas, LBGTQ+, pessoas com deficiência, etc) afirmaram que as empresas deveriam se preocupar com diversidade e inclusão.
Assim, o marketing pode seguir como uma ferramenta utilizada no momento de mostrar que as empresas estão preocupadas com a defesa do seu público-alvo e engajadas com a pauta além do padrão. A prática é útil para reforçar laços com os clientes e marcar os valores do negócio.
Formato do conteúdo
Sem dúvidas o mkt digital é uma das modalidades que mais evoluiu nos últimos anos. A tendência é que isso siga para os próximos, incluindo este que acabou de começar.
Ou seja, entender boas práticas da plataforma pode fazer você e sua marca chegarem mais longe. E quais são essas práticas? Aqui vão algumas:
Priorizar conteúdos efêmero e vídeos curtos: o brasileiro é o povo que mais consome reels e stories no mundo.
Podcasts e áudios em alta: é um formato que pode ser consumido a qualquer momento, ponto positivo.
Conteúdos interativos e personalizados: crie formas de fazer seu público ser participativo de forma orgânica, quiz e enquetes são alguns exemplos que podem te ajudar.
Por fim, se deseja entender melhor e - especialmente - aplicar essas e outras tendências, consulte a Artesania, aqui o marketing é feito sob medida.