Personal branding: 4 dicas para elevar sua marca pessoal

Personal branding: 4 dicas para elevar sua marca pessoal

Dec 19, 2024

Se você tem LinkedIn, provavelmente percebeu que nos últimos tempos os executivos estão cada vez mais ativos na rede. Isso não é à toa, afinal essa presença online é uma das marcas do personal branding, que está em alta no mercado. 

Pensando nisso, desenvolvemos esse conteúdo para te ajudar a entender o conceito da estratégia de personal branding, o momento atual por trás do conceito e - claro - dar dicas para o executivo que deseja investir em si e ter uma nova identidade para o mercado.  

O que é personal branding? 

Personal branding, também conhecido como branding pessoal e marca pessoal, nada mais é do que a estratégia utilizada para gerir a imagem profissional passada para o público-alvo e o mercado em geral. 

Assim, quando tal tática é aplicada de forma eficiente, o profissional consegue destacar suas competências e aumentar sua reputação, criando uma identidade singular e marcante, fato importante não só pelo posicionamento no mercado de trabalho, mas - dependendo da posição - também é útil para reforço de marca. 

Isso mesmo, um CEO que tem um branding pessoal forte pode gerar, direta e indiretamente, bons resultados para a empresa que atua, incluindo a geração de leads qualificados. 

Ficou interessado? Separamos quatro dicas para criar uma marca pessoal que leve a resultados. 

4 dicas para reforçar seu personal branding

Existem diversas técnicas para se criar uma estratégia de personal branding bem-sucedida, porém preferimos destacar 4 que acreditamos, ao menos no primeiro momento, serem mais eficientes. No caso, são elas:

  1. Autoconhecimento

  2. História

  3. Comunicação

  4. Presença

Autoconhecimento

Qual a sua marca pessoal? Para chegar a essa resposta, é natural que o autoconhecimento seja peça-chave no processo. Criar personagens fictícios pode ser uma solução imediata, mas, no longo prazo, tende a se tornar uma estratégia falha. 

Dessa forma, é importante se questionar sobre quem é, como deseja ser percebido, quais valores são inegociáveis e o que deseja entregar, questões que norteiam o processo. 

Refletindo sobre isso, é possível chegar a algumas respostas relacionadas a temas fundamentais, como:

  • Público-alvo;

  • Propósito;

  • Valores.

História

Entendido como construir o branding pessoal com base no autoconhecimento, podemos apresentar nossa outra dica, que no caso são as histórias contadas. 

Nesse sentido, é de suma relevância criar um storytelling que traga a própria essência, mas - ao mesmo tempo - faça sentido no reforço da credibilidade do indivíduo. 

Conseguir contar boas histórias, dentro de formatos eficientes, não é útil apenas para atrair a atenção, também serve na construção de uma referência, afinal essas experiências podem gerar insights valiosos. 

Fator imprescindível em um personal branding consistente. 

Comunicação

Tão importante quanto a história, é saber como contá-la. Com isso, a comunicação, ou melhor dizendo, a narrativa usada para transmitir o que deseja ao público-alvo é essencial. 

Nesse campo, tom de voz, linguagem corporal e vocabulário, são recursos fundamentais que ajudam na construção de uma reputação sólida. 

Presença digital 

Por fim, mas não menos relevante, vale citar a presença digital. Como comentamos no início do texto, redes como o LinkedIn se tornaram uma febre entre C-levels, o que tem justificativa.

Alcance, aproximação com público-alvo, relevância de mercado, reputação, networking qualificado são apenas alguns dos benefícios de se ter uma presença digital baseada em boas práticas. 

Portanto, a presença digital já é parte marcante em um branding pessoal bem executado. 

Quer aproveitar todas as vantagens que o personal branding pode proporcionar para você e sua marca? Nós, da Artesania, podemos ajudar você a ser certeiro. 

Nossa Missão

A Artesania Marketing nasce com a missão de ser um agente de transformação, oferecendo soluções de marketing as a service e ideias personalizadas por meio do inovador modelo 'CMO as a Service', para impulsionar negócios e marcas com estratégias únicas.

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