Dec 19, 2024
Se você tem LinkedIn, provavelmente percebeu que nos últimos tempos os executivos estão cada vez mais ativos na rede. Isso não é à toa, afinal essa presença online é uma das marcas do personal branding, que está em alta no mercado.
Pensando nisso, desenvolvemos esse conteúdo para te ajudar a entender o conceito da estratégia de personal branding, o momento atual por trás do conceito e - claro - dar dicas para o executivo que deseja investir em si e ter uma nova identidade para o mercado.
O que é personal branding?
Personal branding, também conhecido como branding pessoal e marca pessoal, nada mais é do que a estratégia utilizada para gerir a imagem profissional passada para o público-alvo e o mercado em geral.
Assim, quando tal tática é aplicada de forma eficiente, o profissional consegue destacar suas competências e aumentar sua reputação, criando uma identidade singular e marcante, fato importante não só pelo posicionamento no mercado de trabalho, mas - dependendo da posição - também é útil para reforço de marca.
Isso mesmo, um CEO que tem um branding pessoal forte pode gerar, direta e indiretamente, bons resultados para a empresa que atua, incluindo a geração de leads qualificados.
Ficou interessado? Separamos quatro dicas para criar uma marca pessoal que leve a resultados.
4 dicas para reforçar seu personal branding
Existem diversas técnicas para se criar uma estratégia de personal branding bem-sucedida, porém preferimos destacar 4 que acreditamos, ao menos no primeiro momento, serem mais eficientes. No caso, são elas:
Autoconhecimento
História
Comunicação
Presença
Autoconhecimento
Qual a sua marca pessoal? Para chegar a essa resposta, é natural que o autoconhecimento seja peça-chave no processo. Criar personagens fictícios pode ser uma solução imediata, mas, no longo prazo, tende a se tornar uma estratégia falha.
Dessa forma, é importante se questionar sobre quem é, como deseja ser percebido, quais valores são inegociáveis e o que deseja entregar, questões que norteiam o processo.
Refletindo sobre isso, é possível chegar a algumas respostas relacionadas a temas fundamentais, como:
Público-alvo;
Propósito;
Valores.
História
Entendido como construir o branding pessoal com base no autoconhecimento, podemos apresentar nossa outra dica, que no caso são as histórias contadas.
Nesse sentido, é de suma relevância criar um storytelling que traga a própria essência, mas - ao mesmo tempo - faça sentido no reforço da credibilidade do indivíduo.
Conseguir contar boas histórias, dentro de formatos eficientes, não é útil apenas para atrair a atenção, também serve na construção de uma referência, afinal essas experiências podem gerar insights valiosos.
Fator imprescindível em um personal branding consistente.
Comunicação
Tão importante quanto a história, é saber como contá-la. Com isso, a comunicação, ou melhor dizendo, a narrativa usada para transmitir o que deseja ao público-alvo é essencial.
Nesse campo, tom de voz, linguagem corporal e vocabulário, são recursos fundamentais que ajudam na construção de uma reputação sólida.
Presença digital
Por fim, mas não menos relevante, vale citar a presença digital. Como comentamos no início do texto, redes como o LinkedIn se tornaram uma febre entre C-levels, o que tem justificativa.
Alcance, aproximação com público-alvo, relevância de mercado, reputação, networking qualificado são apenas alguns dos benefícios de se ter uma presença digital baseada em boas práticas.
Portanto, a presença digital já é parte marcante em um branding pessoal bem executado.
Quer aproveitar todas as vantagens que o personal branding pode proporcionar para você e sua marca? Nós, da Artesania, podemos ajudar você a ser certeiro.