Top Voice com IA: como usar a tecnologia para se destacar no LinkedIn

Top Voice com IA: como usar a tecnologia para se destacar no LinkedIn

Feb 28, 2025

Você já ouviu falar sobre Top Voice? Em um contexto de alta do LinkedIn, a classificação é almejada por diversos profissionais que desejam se posicionar perante o mercado e reforçar sua marca pessoal. 

O Top Voice, inclusive, ganha mais peso quando avaliamos o destaque que perfis de executivos ganharam, influenciando nas escolhas feitas pelo público-alvo. Nesse novo cenário, a Inteligência Artificial pode ser uma ferramenta de auxílio. Entenda mais a seguir.

O que é o Top Voice?

Top Voice é o título que o LinkedIn entrega aos perfis que ele classifica como mais relevantes para a comunidade, isto é, aqueles usuários que conseguem gerar conteúdos de alto valor e impacto na plataforma. 

A classificação é realizada pela própria equipe editorial do LinkedIn, que avalia perfis de diferentes segmentos, os classifica e concede um selo de identificação. 

Pelo processo “artesanal”, esse rótulo ganha mais peso, afinal estamos falando da principal rede social de trabalho escolhendo seus destaques. Estar presente nela interfere em mais de 55% das decisões de compra do público-alvo, segundo o próprio LinkedIn

Assim, é natural que você se pergunte: “como consigo ser Top Voice?”. Bom, não é um processo tão simples, mas existem algumas práticas de “thought leadership”​ que indicam o caminho. Destacamos algumas abaixo:

  • Regularidade de publicações, se colocando como uma figura constante na rede;

  • Gerar valor e conhecimento por meio de conteúdos;

  • Utilizar diferentes formatos e tópicos para agregar conhecimento para a comunidade;

  • Seguir as boas práticas da rede, publicando somente o que for seguro, confiável e de bom-tom;

  • Ser engajado com a comunidade. 

E onde entra a Inteligência Artificial nessa história? Explicamos a seguir!

3 dicas de como a IA pode te ajudar a se tornar Top Voice 

A febre da IA também afeta - de forma positiva - a área de “thought leadership”​. Para isso, separamos 3 dicas de como o recurso pode ajudá-lo:

  1. Identificar público-alvo

  2. Uso nos conteúdos

  3. Networking qualificado 

Identificar público-alvo

Para que seu perfil ganhe relevância, é essencial entender quem você deseja impactar e quais conteúdos esse público consome. Afinal, conhecer seu público-alvo permite criar estratégias mais assertivas e envolventes.

Hoje, a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. Ferramentas de IA, como Chatfuel e LivePerson, utilizam chatbots para automatizar interações, mapear tendências e identificar nichos estratégicos. Com isso, é possível personalizar abordagens e tornar sua comunicação ainda mais eficaz

Uso nos conteúdos

A IA também pode ser útil na criação de conteúdos e para responder interações, acelerando o processo de criação. Porém, a própria plataforma informa que a prática pode comprometer a autenticidade do conteúdo, afetando o alcance e engajamento. 

Selecionamos algumas dicas de uso de IAs generativas de texto, como ChatGPT, para este tipo de tarefa: 

  • Use especialmente na sugestão de pautas e criação de rascunhos;

  • Evite criar textos completos, além de tirar a personalização do conteúdo, o LinkedIn “pune” em alcance o excesso no uso de IA na produção de conteúdos;

  • Escreva prompts assertivos  

  • Utilize frases como “Aja como um especialista em copywriter, me forneça…” para iniciar. 

Networking qualificado

Existem inteligências artificiais, como Salesforce e Zoho CRM, cujos algoritmos oferecem recomendações e integração com CRMs. Dessa forma, a tecnologia pode ser utilizada para identificar profissionais e leads cuja conexão pode gerar valor.

Contudo, ainda que a Inteligência Artificial seja uma aliada na prática do “thought leadership”​, é importante contar também com especialistas da área. Entre os benefícios de seguir este caminho, podemos destacar:

  • Entendimento do perfil e dos objetivos que o indivíduo tem com o uso da comunicação estratégica;

  • Ajuste no tom e formato de linguagem a ser utilizado;

  • Criação de um cronograma de conteúdos que se conversem e façam sentido;

  • Entendimento de quais estratégias estão dando certo ou não;

  • Avaliação de oportunidades, tanto em temas como em forma de posicionamento.  

Portanto, se o objetivo é ter uma comunicação que gere valor e leads qualificados, além, é claro, de auxiliar na busca pelo Top Voice do LinkedIn, conte com a Artesania Marketing. Temos um time de especialistas preparados para te ajudar a chegar lá!

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